Câmara e Prefeitura de Guariba participam do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Gestores Municipais realizado pelo Tribunal de Contas de SP na cidade de Ribeirão Preto

por André Luís Estevam publicado 01/04/2016 16h04, última modificação 08/05/2018 21h30

Na tarde de quinta-feira (31) o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo UR-06 Ribeirão Preto realizou nas dependências do Teatro Don Pedro II na cidade de Ribeirão Preto o 14ª. Encontro do Ciclo de Debates com agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

A Prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera fez a abertura e falou em nome dos prefeitos das cidades que compreendem a região. Ela comentou sobre as dificuldades das administrações, assim como a queda de arrecadação. “O Município assume cada vez mais responsabilidades, será um milagre se a maioria dos municípios conseguirem fechar suas contas, mas iremos buscar caminhos”.

O Presidente do Tribunal Dimas Ramalho agradeceu a prefeita e a cidade de Ribeirão Preto pela possibilidade da realização do Evento, disse que o Tribunal está aberto para realizar parcerias com os municípios, falou sobre tecnologias e da crise que assola o país. “O Prefeito, o Gestor tem que presar pela transparência total, mobilidade urbana, acesso à informação, vamos capacitar e informatizar as prefeituras. A grande parte dos Gestores e Prefeitos querem acertar. O Brasil vive uma crise econômica muito grave”, diz o Presidente do Tribunal de Contas de São Paulo e ressalta ainda. “Os prefeitos e Gestores devem ter Tolerância, Prudência, Calma e presar sempre pela democracia, vamos superar esta crise com democracia. O Tribunal de Contas quer ser parceiro do município, nós não demonizamos a política, mas quem dever, desta vez vai pagar, como presidente quero afirmar que estou muito confiante. Contem sempre conosco”, finaliza Dimas Ramalho.

O Doutor Sergio Rossi afirmou que existe uma mudança na sistemática do Tribunal de Contas, no tocante a avaliação das contas e disse que foi um órgão criado para amparar as administrações municipais e não somente para fiscalizá-las.

Após a abertura a mesa principal foi desfeita e os auditores do Tribunal explanaram aos presentes quais seriam as novas etapas a serem cumpridas e como cada um dos gestores deve conduzir a municipalidade. Comentaram sobre o artigo 42, pareceres desfavoráveis e afirmaram que Prefeitos e Gestores devem se planejar desde o primeiro dia de mandato.

Ao final da apresentação os auditores responderam questões feitas pelos presentes, tanto o Presidente da Câmara vereador Marquinhos Osti, como também o Prefeito Dr. Francisco fizeram questionamentos importantes.

O Prefeito Dr. Francisco que esteve presente com seus Secretários de Governo comentou sobre a importância de participar de eventos iguais a este, “buscando ainda mais se enquadrar nos padrões impostos pelo Tribunal de Contas. Foi um debate muito rico em informações e importante para Guariba”.

“A Câmara esteve presente neste evento com alguns servidores, pois, entendo que devemos nos atualizar nas questões impostas pelo Tribunal de Contas. Entendo que não somente o político, mas os funcionários de comissão e carreira devem se ater as novas especificações. É muito importante estarmos organizados e seguindo o que o Tribunal pede, para mantermos um equilíbrio e acima de tudo deixar o mandato ainda mais transparente para a população. Foi uma tarde muito proveitosa e já adianto que a nossa Câmara está atendendo todos os requisitos impostos pelo Tribunal e isto é gratificante para todos nos vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Guariba”, finaliza o Presidente Marquinhos Osti.

É importante ressaltar que nestes dois últimos anos a Câmara Têm enviado seus servidores para serem capacitados nos encontros do Tribunal de Contas do estado de São Paulo, buscando trabalhar em consonância com o Órgão Fiscalizador e manter sempre trabalho, transparência e acima de tudo compromisso com a população guaribense.