Câmara realiza a 75ª Sessão Ordinária da 16ª Legislatura

por André Luís Estevam publicado 25/11/2016 15h45, última modificação 08/05/2018 21h32

A Câmara do Município de Guariba esteve reunida na noite de terça-feira (22) para a realização da 75ª. Sessão Ordinária da 16ª. Legislatura. Após as formalidade foi dado início a reunião. Em pauta estavam os Projetos de Lei:

Discussão e Votação do Projeto de Lei nº. 056/2016 autoria do Executivo Municipal – Autoriza a criação de créditos adicionais no Orçamento Geral do Município, no valor de R$. 270.000,00 (Duzentos e Setenta Mil Reais), visando o atendimento de despesas correntes. 

Leitura, Discussão e Votação do Projeto de Lei nº. 057/2016 autoria da Vereadora Márcia Regina Scalon Alves – Dispõe sobre a denominação de via pública no Residencial Nova Rocca de “Avenida Mauri Corassa”.

Na sequencia lidas as indicações, moções e requerimentos apresentados pelos vereadores. O vereador Juninho Leite não esteve presente e justificou sua ausência por meio de Requerimento, pois, estava em viagem tratando de assuntos referentes ao Município. As indicações foram encaminhadas ao Chefe do Executivo Municipal para as devidas providências e as moções e requerimentos aprovadas pelos senhores vereadores.

Na segunda parte, a Ordem do Dia os Vereadores discutiram e votaram os Projetos de Lei 056/2016 e 057/2016. Ambos obtiveram pareceres favoráveis à sua aprovação. Na terceira e última parte, a explicação pessoal (Artigo 131 do Regimento Interno - Explicação Pessoal é a fase destinada à manifestação dos Vereadores sobre atitudes pessoais, assumidas durante a sessão ou no exercício do mandato), os vereadores fizeram a inscrição no livro ata e utilizaram a tribuna livre.

 

Dr. Pedro Carlos – PV

 

Ao utilizar a tribuna o vereador cumprimentou os presentes e reforçou uma indicação proposta por ele, fazendo uma explicação mais aprofundada em relação ao assunto. “A indicação é no sentido de que toda vez que os plantonistas do hospital encaminharem um paciente para o médico especialista, sejam, do ambulatório médico de especialidades do município ou se o paciente tiver algum convênio que vai procurar o especialista via convênio, que esse médico do Pronto Socorro que deu primeiro atendimento deixe com esse paciente que ele vai transferir para o especialista, pelo menos cópia dos exames que foram feitos no pronto-socorro, pois, quando o paciente chega pra gente sem os exames, e a gente fica como que perdido frente ao caso, temos que solicitar todos os exames novamente e acaba por prejudicar às vezes o diagnóstico e quando ele vem acompanhado com os exames facilita muito para a gente. Gera até uma economia à Rede Pública do Município. Em uma época isso chegou a acontecer, mas, de uns tempos para cá, a gente percebe que parou de acontecer”, explica ele dizendo que presenciou recentemente uma situação parecida.

Ele ainda agradeceu todas as felicitações que recebeu de amigos durante todo o dia, pois, nesta data comemorou mais um aniversário. “Hoje de manhã muitos pacientes, muitos amigos me ligaram, foram até mim, e isso, me deixa envaidecido, e mostra o quanto a gente tem amigos na cidade. Posso citar os cumprimentos do Prefeito Dr. Francisco, do Vereador eleito Cássio Santa Cruz, além dos vereadores da Casa, funcionários e amigos em geral. Citou ainda a importância de se agregar amizades no nosso convívio, principalmente na função pública”.

Por fim parabenizou a família Corassa pela homenagem que recebeu na noite. “O Senhor Mauri Corassa recebeu a denominação de uma Avenida no Residencial Villa Rocca. Quero afirmar que foi uma homenagem muito justa parabéns Márcia, que foi a autora do Projeto. Esta é a forma que esta Casa tem de imortalizar as pessoas que se destacaram que foram exemplo dentro da família, então parabéns para vocês. Era isso, agradeço a atenção de todos e boa noite”.

 

Marcia do Branco (Márcia Scalon) – PSD

 

A vereadora desejou boa noite aos presentes, cumprimentou novamente o vereador Dr. Pedro Carlos pela passagem de seu aniversário, desejando saúde e desejando bênçãos de Deus na vida.

Márcia também discursou sobre o seu homenageado da noite, Senhor Mauri Corassa. Ela disse que teve mais contato com seu irmão Mário, mas que conhece toda a família e leu o currículo. Destacou toda a conduta durante a passagem do homenageado. Explicou que o Senhor Mauri teve como profissão, motorista na Usina Corona, São Martinho e Fazenda Santa Cruz. “Quando a gente faz uma homenagem póstuma toda a família fica feliz porque a pessoa foi lembrada como uma pessoa importante que contribuiu no município, que gerou frutos, mas, seria muito bom se pudéssemos realmente  dar o nome enquanto as pessoas estivesse em vida, mas, quem sabe um dia isso possa acontecer mas a Lei diz que é assim que tem que ser. Então fica aqui minha homenagem a família Corassa através deste Projeto de Lei  com a nomeação de uma Rua no Bairro Nova Rocca, um bairro muito bom e que com certeza todos os familiares os amigos, as pessoas que o conheceu aqui, passarem por ali por esta via e lembrem-se do Senhor Mauri. Que Deus abençoe e que esta homenagem toque no coração de vocês porque no meu realmente foi tocado”.

Finalizando leu um trecho da bíblia, explicando que ao fazer a leitura descrevia sobre a importância de nomes, “eu achei assim, que foi realmente Deus. Na hora que eu li, pensei, nossa no dia que eu vou fazer uma homenagem a um homem bom, Deus manda. ‘Mais digno ser escolhido e o bom nome é o nome da gente’”. Deus abençoe vocês, muito obrigado e boa noite a todos”.

 

Marquinhos Osti – PPS

 

O vereador foi o último a se pronunciar, cumprimentou os presentes e destacou a homenagem à família Corassa. “Quero cumprimentar todos e dizer sobre nossa alegria em hoje estar perpetuando o nome do Senhor Mauri Corassa em uma Rua da cidade. Nós temos muito orgulho de ter pessoas como vocês fazendo parte, e a cada dia, melhorando o desenvolvimento do nosso Município, obrigado”, destaca o Presidente da Câmara.

Marquinhos ainda fez Moção de Aplausos e Congratulações ao Professor Samuel Gustavo Ortolani, pela conquista do primeiro lugar do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” realizado pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) de Ribeirão Preto. “Eu e o vereador Lourival tivemos a oportunidade de estarmos presentes e acompanhar a apresentação. Seu Projeto teve o tema ‘Cadeia produtiva do milho / do ovo ao frango’. Foi especial mais uma vez, termos Professores de Guariba conquistando prêmios nos Programas realizados pela ABAG. Ano passado tivemos o Professor Waltinho e o Professor Marcos Coelho, e esse ano o Professor Samuel. Então vai aqui nosso reconhecimento, são professores desse gabarito, desse naipe que nós precisamos no nosso Município. Temos orgulho, não é mesmo, professora Selma, de fazermos parte de uma rede, onde 70% dos nossos profissionais são da rede de Municipal, da rede Estadual e também do ensino particular, isso mostra que a Prefeitura de Guariba com relação à educação está sempre à frente dos demais Municípios”.

Ele também fez outra Moção a Deputada Federal Pollyana Gama, que é esposa do Deputado Estadual Davi Zaia. “Ela toma posse amanhã e teremos mais uma parceira no Congresso Nacional. Ela está assumindo a cadeira de Deputado Federal e Presidente Nacional do PPS, Roberto Freire, que assume o Ministério da Cultura também na manhã de quarta-feira, para nós do PPS é motivo de orgulho saber que teremos o Ministro fazendo parte do desenvolvimento do nosso Brasil e, diga-se de passagem, não poderíamos ter uma pessoa melhor do que ele na Secretaria da Cultura. Com certeza vamos fazer gestões junto a estes parceiros, será mais fácil conseguirmos verbas para o nosso município, com o Deputado Davi Zaia, Deputada Pollyana e com o Ministro Roberto Freire. Vai aqui uma Moção de aplausos para os dois companheiros do PPS, pela nova jornada, e espero que olhem com bons olhos para Guariba, como Deputado Vitor Sapienza fez, como Deputado Davi Zaia e Arnaldo Jardim tem feito”.

Finalizando comentou sobre alguns dizeres dos companheiros Dr. Pedro Carlos e Márcia. “Nessa vida, são poucos os que levantam de manhã agradecendo pela casa, pela noite, pela cama, pela coberta, pela comida. O ser humano está sempre imbuído de muita vaidade, de muito egoísmo e às vezes de muita ignorância, de deixar passar uma das coisas mais importantes da vida, que é o agradecimento, que é a gratidão. O ser humano se torna mais feliz a partir do momento que ele levanta todo dia de manhã, e ao abrir os olhos diz, Senhor obrigado por mais um dia, obrigado pela minha casa, obrigado pela minha cama, pelo meu quarto, pelos meus filhos, pelos meus parentes e obrigado Senhor em especial, pelos meus amigos. Porque estou falando isso, porque seria interessante que tivéssemos a oportunidade de dar nome de Vias Públicas às pessoas vivas, mas a Lei não nos permite. Mas existe a oportunidade entre 36, 38 mil habitantes do Município, algumas pessoas serem escolhidas, isso significa que a amizade vale muito mais do que qualquer outra coisa. São privilegiados aqueles que são lembrados, e se são lembrados é porque foram amados, e se foram amados é porque tiveram amigos, e amigos verdadeiros. Obrigado e boa noite”.

 

Antes de finalizar a Sessão, o Presidente Marquinhos Osti comunicou os vereadores e estendeu o convite a toda população para participar de Audiência Pública no próximo dia 29 de novembro, terça-feira às 18 horas para a discussão do Projeto de Lei 052/2016, que Orça a Receita e fixa a Despesa do Município para o exercício de 2017, e na sequencia haverá Sessão Extraordinária.

 

Como não havia mais nada para ser lido, discutido e votado e como nenhum outro vereador quis fazer o uso da palavra foi encerrada a 75ª. Sessão Ordinária. Aos que quiserem acompanhar na íntegra acesse nosso portal www.guariba.sp.leg.br, se inscreva em nosso canal www.youtube.com/CamaraMunicipaldeGuariba e curta nossa Fan Page www.facebook.com/CamaraGuariba.

 

Câmara do Município de Guariba

Trabalho, Transparência e Compromisso com Você!

 

André Estevam – Assessoria de Comunicação – Câmara do Município de Guariba